São Domingos recebe visita técnica de professor do PNAIC

18/03/2015 08:00

Sem título 3Na última semana, o Governo Municipal de São Domingos, através da Secretaria de Educação, recebeu a visita técnica do Professor Manuel José Decon, responsável pelas visitas técnicas do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Entre os municípios da região Oeste de Santa Catarina, São Domingos foi um dos escolhidos para receber a visita do professor. A visita faz parte do acompanhamento do desenvolvimento do programa nos municípios.
Estiveram presentes na oportunidade, professores, orientadores e coordenadores de estudos do PNAIC dos municípios de São Domingos, Bom Jesus e Coronel Martins. Os profissionais da educação tiveram a oportunidade de socializar ideias que ajudam a melhorar e agregar conhecimentos na prática pedagógica.
Para a coordenadora de estudos de São Domingos, Iraci Walendorff, o momento foi de intenso aprendizado. “O professor pode conhecer a realidade do nosso município, a forma de trabalho dos nossos professores e contribuir com na melhoria do desenvolvimento dos trabalhos executados em nosso município”, explica.
Para o professor Manoel, a idéia é dar apoio aos professores, pois são eles os responsáveis pela alfabetização das crianças. “O papel do alfabetizador em sala de aula é trabalhar o raciocínio lógico da criança e transformá-lo em raciocínio conceitual, somente o professor sabe realizar este trabalho.”

Em São Domingos, a alfabetização na idade certa foi um compromisso assumido pelo Governo Municipal, através da secretaria de Educação, Cultura e Esportes. De acordo com a coordenadora local, Iraci Walendorff, a formação teve inicio no ano de 2013, com alfabetização e letramento. No ano de 2014 teve inicio a linguagem matemática, trabalhando a sequência didática e contemplando outras áreas do conhecimento. “Para que a alfabetização aconteça de forma prazerosa devemos garantir e inserir a criança no contexto escolar, no aprendizado da leitura e escrita, da linguagem matemática e na ampliação de seu universo nas diferentes áreas do conhecimento”, explica.

O município conta ainda com uma orientadora de estudos, sete professores alfabetizadores, dez professores de quarto e quinto ano de outras áreas, que participam do PNAIC e recebem um certificado da Secretaria de Educação.