Sequência Didática – Músicas e Histórias

09/03/2015 08:00

Viemos socializar mais uma sequência didática; desta vez compartilhado pela alfabetizadora Maria Ivone W. Ferreira. A sequência engloba as disciplinas de língua portuguesa, artes, matemática, geografia e ciências. Este projeto tem como objetivo trabalhar as formas geométricas, através do lúdico, proporcionando um aprendizado através de exemplos no ambiente em que vivem. Abaixo iremos apresentar à forma que a sequência foi utilizada, o conteúdo aplicado, as respectivas etapas concluindo-se com o relato da professora e fotos da atividade. Confira:

– Atividade para download: Sequência didática – 3º ano.

Avaliação do processo:

Através do trabalho desenvolvido pude perceber que em todas as etapas os alunos realizaram as atividades de maneira prazerosa. As crianças puderam consolidar a aprendizagem de forma significativa e compartilharam com alegria as seus experiências, interagindo com a natureza e relacionando as atividades com o cotidiano. As atividades deste projeto proporcionaram um trabalho interdisciplinar com atividades diversificadas, aumentando ainda mais a participação e o envolvimento dos alunos.

Todos os objetivos foram alcançados. A única dificuldade que eles apresentaram foi no segundo momento ao montar o quebra cabeça.

A maioria dos alunos não conseguiu nas primeiras tentativas e isso favoreceu para que houvesse interação, reflexão e diálogo entre eles. Com o trabalho que desenvolvi percebi que a matemática e a arte sempre caminham juntas principalmente agora na geometria. É uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano e para a evolução da sociedade, possibilitando ao cidadão sua inserção no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura.

Avaliação dos alunos:

A avaliação dos alunos foi processual e continua, onde foi considerada a participação, envolvimento, criatividade, desempenho, interesse individual e coletivo dos alunos, através da observação diária nas atividades.

Depoimento da professora:

O PNAIC para mim está sendo muito importante, pois estou conseguindo rever certos pontos em minha prática como professora que até na faculdade não havia visto. E que através do lúdico a aprendizagem está sendo muito mais significativa e as crianças mostram muito mais interessa nas aulas. Antes não se trabalhava com a sequência, depois que ingressei no PNAIC vejo que é muito mais fácil trabalhar com os alunos e facilita a minha organização didática. Agora com a geometria foi maravilhoso, pois não pensava que a geometria era tão importante e que praticamente ela está ligada a tudo que nos cerca.