Seminário 3: Jogos, Materiais Manipulativos, Matemática Realística e Matemática Recreativa: incrementando a educação matemática de crianças

27/05/2019 20:35

Data: 27/06/2019

Horário: 08 às 12 horas

Vagas: 200 vagas

Local: Auditório do CEC – Centro de Educação Continuada – Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (Rua Ferreira Lima, 82 – Centro Florianópolis)

Inscrições: Até dia 20 de Junho de 2019.

Cada participante deverá fazer a sua inscrição baixando, preenchendo e enviando este formulário para o e-mail augusto.pnaic@gmail.com . As inscrições são gratuitas, assim como a participação no evento, e estarão abertas até dia 20 de Junho de 2019. Como o número de vagas é limitado, as 200 primeiras inscrições que chegarem ao e-mail indicado serão confirmadas com um e-mail resposta.

Ainda disponibilizamos dois textos para leitura complementar nesses links (Texto 1 e Texto 2). Essas leitura têm o objetivo de situar o professor em relação ao Seminário. As leituras também são o aporte para que o seminário conte por uma certificação de 8 horas.

 

 

 

Seminário 3: Jogos, Materiais Manipulativos, Matemática Realística e Matemática Recreativa: incrementando a educação matemática de crianças

Abertura: (08hs)

Palestra: Matemática Realística e Matemática Recreativa: caminhos para fazer matemática significativa na sala de aula (08hs30min)

Prof. Dr. Antonio José Lopes “Bigode” (Centro de Educação Matemática / ARCO Escola-Cooperativa)

Mesa Redonda: Materiais manipulativos e jogos no ensino de matemática nos anos iniciais: possibilidades e limitações (10hs20min).

Profª. Rafaele de Souza (Professora na Rede Estadual de Educação e mestranda no PPGECT/UFSC)

Profª. Renata Cristine Conceição (Professora na Rede Municipal de Educação de Florianópolis e mestranda no PPGECT/UFSC)

Profª. Drª. Regina Célia Grando (UFSC)

Prof. Dr. Everaldo Silveira (UFSC)

A mesa tem por objetivo apresentar e discutir elementos relacionados à utilização de jogos e materiais manipulativos na educação matemática.

 

Atenciosamente,

Coordenação Institucional