Seminários de Formação de Professores: O Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

28/09/2018 20:32

Essa formação tem origem no Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa, e representa um esforço do grupo PNAIC/UFSC para manter o envolvimento das redes na formação continuada de seus profissionais. Assim, serão feitos 4 encontros de formação, com dois deles previstos para 2018 e outros dois para 2019. Cada encontro terá a duração presencial de 4 horas, e aproximadamente mais quatro horas não presenciais, envolvendo leituras previamente solicitadas. Dessa forma, cada um dos quatro encontros gerará um certificado UFSC de 8 horas.

Serão oferecidas apenas 180 vagas para cada um dos encontros, com inscrições independentes em cada um deles. O curso é direcionado aos professores que atuam de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Cada participante deverá fazer a sua inscrição baixando, preenchendo e enviando o formulário para o e-mail augusto.pnaic@gmail.com . As inscrições são gratuitas, assim como a participação no evento, e para o Seminário I estarão abertas até dia 10 de outubro de 2018. Como o número de vagas é limitado, as 180 primeiras inscrições que chegarem ao e-mail indicado serão confirmadas com um e-mail resposta.

Antes de preencher a ficha de inscrição (disponível aqui) o professor deverá ler um pequeno excerto da BNCC (2 páginas) disponível nesse link, que fornecerá subsídios para tal preenchimento. Ainda disponibilizamos dois textos para leituras complementares: texto 1 e texto 2. Essas leituras têm o objetivo de situar o professor em relação às questões ligadas ao desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais.

 

 

Seminário 1: O Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Data: 19/10/2018

Horário: 08 às 12 horas

Mesa 1: Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: conceitos e constructos

A mesa tem o objetivo de discutir os principais constructos presentes no pensamento algébrico de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma são abordados os conceitos de regularidades, padrões, significados do sinal de igualdade e linguagem algébrica.

Mesa 2: Práticas curriculares em Álgebra nos Anos Iniciais

A mesa tem por objetivos apresentar práticas de professoras ensinando álgebra para crianças nos Anos Iniciais, discutindo aspectos do desenvolvimento curricular, do planejamento e ações em sala de aula.

 

Links:

BNCC

Texto 1

Texto2

Ficha de Inscrição