Rede participa do PNAIC e faz a diferença na educação.

26/11/2015 08:00

PNAIC EM JOINVILLE

Nas 81 escolas de ensino fundamental do município, práticas como a “Sacola Literária” impulsionam o aprendizado. No projeto o aluno leva um livro do PNAIC  e um diário para casa, no qual escreve como foi a experiência de leitura com a família. Um dos grandes desafios da escola é transformar os alunos em bons leitores, a leitura quando apresentada à criança desde cedo é responsável primeiramente por inseri-la no mundo simbólico, onde muitas vezes ela se coloca no lugar dos personagens e com isso vivencia  diversas situações e sentimentos, como medo, perda, sucesso, alegria.

Os estudantes também fazem campeonatos de soletração, tabulada e feira de ciências. No Adolpho Bartsch aonde há formação do PNAIC e primeira colocada em Santa Catarina nas séries iniciais no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) as turmas produzem um livro por ano, os alunos do 2º ano por exemplo, estão conhecendo, digitando e ilustrando cantigas de roda. Isso quer dizer que o PNAIC vem fazendo toda a diferença, além de motivar os professores a desenvolver um trabalho que respeita o interesse do aluno, que é importante trabalhar , envolvendo seu contexto social , que tenham relação com a realidade dos nossos alunos, diante de suas peculiaridades, possibilitando o seu poder de criar dando autonomia aos dois. Um excelente trabalho.

Confira a matéria na integra: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/11/1704918-escolas-de-joinville-lideram-indice-nacional-entre-as-grandes-cidades.shtml