Continuidade do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

09/10/2015 08:00

8040Desde que foi lançado, em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem a meta de alfabetizar todas as crianças brasileiras das escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental.

Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, em termos de abrangência, o pacto pode ser considerado um sucesso: 5.494 municípios responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental e, portanto, pelo ciclo de alfabetização aderiram. O número equivale a 99% do território brasileiro. Ao todo, cerca de 311 mil professores alfabetizadores já passaram pelos ciclos de formação entre 2013, 2014 e 2015.

Formadores do Pnaic afirmam em todos os seus depoimentos sentir os efeitos do pacto. Um dos relatos é de uma orientadora: “Na medida que o PNAIC entrou, ele desestabilizou, ele fez a gente ver, trabalhar com outras áreas do conhecimento que não estavam sendo tão exploradas (…) isto eu vejo que mexeu muito com os professores na nossa cidade”, elogia Inês Rossete Barão, orientadora de estudos do munícipio Capinzal.

“De acordo com as secretarias de Educação, o envolvimento coletivo criado pelo PNAIC foi percebido imediatamente na elaboração dos planejamentos pelos professores. Também a ideia do ciclo foi ressignificada e os professores do 1º, 2º e 3º ano estão se constituindo como grupos nas escolas, integrando os planejamentos e criando continuidade para os conhecimentos”. Dentro destes parâmetros apoiamos a continuidade do programa tendo em vista que o mesmo contribuiu e muito, tanto com o corpo docente dos educadores, envolvendo todo o estado com troca de experiências quanto aos alunos, que estão, desde a entrada do PNAIC lendo por prazer e isto foi tornando-se um momento divertido e lúdico comprovando a qualidade do ensino e aprendizagem que o PACTO trouxe.

A Prefeita Rosimar Maldaner apoiada pela secretária de educação Roseméri Rodrigues da Silva do município de Maravilha de Santa Catarina vai além e executa um oficio solicitando a permanência do pacto. Um dos trechos da carta: “O PNAIC é um programa recente e este tipo de proposta necessita de mais tempo e continuidade para poder produzir as transformações esperadas por este. Qualquer interrupção pode colocar em questão o potencial adquirido e os investimentos já realizados”.

Somos todos a favor da Educação e o PNAIC trouxe-nos provas que podemos sim, alfabetizar todas as crianças no Ciclo de Alfabetização.

Anexo a carta do Município de Maravilha.