16/08/2017 17:36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Coordenação do Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Florianópolis, 10 de agosto de 2017.

Senhor(a)  Prefeito(a) e Senhor(a) Secretário(a) de Educação,

Inicialmente gostaríamos de cumprimentá-los pela colaboração e parceria no desenvolvimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Considerando os efeitos positivos desse programa no desenvolvimento da alfabetização das crianças no Ciclo de Alfabetização de nossas escolas, notadamente pela valiosa adesão do Estado de Santa Catarina e de seus Municípios, e dada a importância da consolidação dessa formação, vimos solicitar sua compreensão e colaboração à continuidade das atividades de formação que vem sendo desenvolvida pelo PNAIC.

Salientamos que a retomada das atividades se dá neste momento porque a portaria do MEC relativa ao PNAIC 2017 foi divulgada somente em 7 de julho de 2017.

Assim sendo, planejamos para este ano de 2017, quatro encontros de formação de 16 horas, nos meses de agosto, setembro, novembro e dezembro, em cada um dos polos.

O primeiro acontecerá em agosto, nos dias 21 e 22 no polo de Fraiburgo, de São Carlos e Balneário Camboriú  e 24 e 25 no polo de Laguna.

Os demais encontros dar-se-ão segundo cronograma que segue:

SETEMBRO

25 e 26 – Polo de São Carlos

25 e 26 – Polo de Fraiburgo

25 e 26 – Polo de Balneário Camboriú

28 e 29 – Polo de Laguna

NOVEMBRO

6 e 7 – Polo de São Carlos

6 e 7   – Polo de Balneário Camboriú

6 e 7   – Polo de Fraiburgo

9  e 10 – Polo de Laguna

DEZEMBRO

7 e 8  – São Carlos

4 e 5  – Balneário Camboriú

4 e 5 – Fraiburgo

7 e 8  – Laguna

Salientamos que a colaboração do Estado e dos municípios, juntamente com o trabalho de formação que se vem realizando, é o que tem garantido o êxito do PNAIC em nosso Estado e o alcance dos objetivos e metas necessários a garantia dos direitos de todas as crianças no Ciclo de Alfabetização.

Conforme o Documento Orientador PNAIC/ 2017/MEC o transporte, a hospedagem e alimentação dos coordenadores locais e formadores locais são de responsabilidade do município, conforme compromisso assumido pelos entes públicos ao aderirem ao PNAIC.

Agradecemos a colaboração de todos e colocamo-nos à disposição para esclarecimentos que forem necessários.

Atenciosamente,

Comitê Gestor Estadual para a Alfabetização e o Letramento em SC