Obra organizada por professoras do CED é premiada pela FNLIJ.

12/05/2017 19:10

O livro Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas, organizado por Eliane Debus e Nelita Bortolotto, professoras do Centro de Ciências da Educação, e Dilma Beatriz Julian, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o Selo Altamente Teórico e indicado para o Prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano. A obra é composta de dez artigos que focalizam as múltiplas faces da ficção e de outras linguagens.
As autoras falam sobre a leitura e a formação do leitor, dimensionando a linguagem ficcional e outras vivências, com diferentes artefatos culturais na emergência da mediação em espaços de educação escolar.
Os textos são o resultado de conferência, mesa-redonda e de minicursos realizados durante o VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VI SLIJ) e o I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (I SELIPRAM), ocorridos na UFSC.
O primeiro evento fez parte de um projeto realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP), que contou com a participação do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE). Os dois grupos possuem a maioria de seus membros vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CED.
Desde o primeiro Seminário de Literatura Infantil e Juvenil foram discutidas as produções literárias para crianças e jovens de âmbito nacional e internacional e, particularmente, as obras produzidas em Santa Catarina.