Rede participa do PNAIC e faz a diferença na educação.

26/11/2015 08:00

PNAIC EM JOINVILLE

   Nas 81 escolas de ensino fundamental do município, práticas como a “Sacola Literária” impulsionam o aprendizado. No projeto o aluno leva um livro do PNAIC  e um diário para casa, no qual escreve como foi a experiência de leitura com a família. Um dos grandes desafios da escola é transformar os alunos em bons leitores, a leitura quando apresentada à criança desde cedo é responsável primeiramente por inseri-la no mundo simbólico, onde muitas vezes ela se coloca no lugar dos personagens e com isso vivencia  diversas situações e sentimentos, como medo, perda, sucesso, alegria.

Os estudantes também fazem campeonatos de soletração, tabulada e feira de ciências. No Adolpho Bartsch aonde há formação do PNAIC e primeira colocada em Santa Catarina nas séries iniciais no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) as turmas produzem um livro por ano, os alunos do 2º ano por exemplo, estão conhecendo, digitando e ilustrando cantigas de roda. Isso quer dizer que o PNAIC vem fazendo toda a diferença, além de motivar os professores a desenvolver um trabalho que respeita o interesse do aluno, que é importante trabalhar , envolvendo seu contexto social , que tenham relação com a realidade dos nossos alunos, diante de suas peculiaridades, possibilitando o seu poder de criar dando autonomia aos dois. Um excelente trabalho.

Confira a matéria na integra: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/11/1704918-escolas-de-joinville-lideram-indice-nacional-entre-as-grandes-cidades.shtml

Jornal Letra A convida alfabetizadores a enviarem perguntas para Magda Soares

25/11/2015 13:00

perfil-magda-foca-lisboa

O jornal Letra A vai encerrar seu 10º ano de maneira mais que especial. A professora Magda Soares, que foi a entrevistada da nossa primeira edição, vai conceder uma entrevista a alfabetizadoras e alfabetizadores de todo o Brasil.

Como participar?

Podem participar professoras e professores do ciclo de alfabetização de escolas públicas de qualquer lugar do país. Serão selecionadas 15 perguntas para a entrevista.

Basta preencher um formulário simples (bit.ly/magdasoaresresponde), enviando uma questão sobre: Qual é sua maior dúvida ou dificuldade na hora de alfabetizar?

Crianças aprendem a combater o mosquito da dengue através da leitura

13/05/2015 08:00

DENGUE

Estamos socializando uma matéria encaminhada pela Silvana Francisco vinculada no município de Navegantes que se refere ao trabalho do PNAIC e demonstra um exemplo de alfabetização e letramento na prática.

A atividade tem como objetivo chamar a atenção das crianças e seus familiares, sobre a importância de não deixar água parada nos quintais, para que não haja proliferação do mosquito da dengue, a professora Charlene Braz, do Centro Municipal de Educação Giovana Soares da Cunha, no bairro São Paulo, está realizando com as crianças do 1º ano um projeto diferenciado, confira no link a seguir à publicação na integra: http://www.navegantes.sc.gov.br/noticia-imagem?id=9292#leaf

As professoras participantes desta atividade ainda foram homenageadas pela Mônica, Daglie e Mare Rosa com uma pequena história sobre suas atividades.

PNAIC

“Num lugar tão, tão distante… a beira mar viviam elegantes meninas, eram quatro…Tinham um sonho, o sonho mais sonhado….Sonhavam com uma educação para todos e levaram este sonho para os quatro cantos de cada escola deste lugar tão, tão distante!
   E  nós, crianças, é que agradecemos, as diversas histórias lidas diariamente… e como ouvimos e trabalhamos… com histórias… dos professores, dos coleguinhas de sala… os jogos que aprendemos como foram divertidos e nos ensinaram tanto, as sequências didáticas cheias de atividades diferentes, com práticas significantes que nos faziam gostar ainda mais da escola, porque dessa forma que aprendemos, e é isso que importa, e alguém, em algum lugar, acreditou em nós! Vocês!
    A vocês meninas do PNAIC, muito obrigada, porque hoje conhecemos diversos autores e tivemos a oportunidade de manusear diferentes materiais, porque vocês mostraram, incentivaram e contribuíram para isso, só quem faz isso são os amigos! Eternos amigos!”.

 

Notícia no portal da prefeitura de Ipumirim.

12/05/2015 08:00

Marineide Pick Pilatti socializou conosco uma matéria publicada no blog de Ipumirim no mês de novembro; ainda deu um relato sobre a importância das formações: “a formação para os professores contribuem na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Tanto na língua portuguesa, quanto na leitura e na matemática, os encontros com os professores que atuam nas atividades diárias, dentro da escola, nos propõem situações que incentivam a reflexão e a construção do conhecimento, através de um processo contínuo da formação e atualização. Isso certamente se reflete no desenvolvimento dos nossos alunos”.

No dia 28 de novembro de 2014 as alfabetizadoras do município de Ipumirim participaram do encontro de encerramento das atividades do PNAIC em Chapecó e contou com a palestra da coordenadora pedagógica da UFSC Vânia Luz e o Formador José Antônio Gonçalves. A professora Vânia apresentou os dados estatísticos sobre os investimentos realizados pelo MEC, lembrando o compromisso assumido pelos professores/alfabetizadores, dos secretários de educação. O Professor José lançou alguns questionamentos para os professores: “Compreender quem estamos ensinando?” “Para quê está ensinando?” “Que tipo de criança estou devolvendo para a sociedade?”. E dia 29 de outubro ainda recebemos a visita da formadora Cíntia Franz, que conversou com a diretora do NEM, orientadores e alfabetizadores. Também visitou as salas de aula para acompanhar a proficiência da leitura e da escrita dos alunos do 1º, 2º e 3º ano.

Para encerrar as atividades ocorreu a mesa redonda com relatos de experiências dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores sobre os avanços e desafios do PNAIC.

Matéria na integra: http://www.ipumirim.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/6793/codNoticia/187267#.VUj5QvldVMi