Homenagem à Professora Nilcéa Lemos Pelandré

12/02/2016 21:02

ALTERAÇÃO CONCLUÍDA - NILCÉA LEMOS PELANDRÉ

Nilcéa Lemos Pelandré encarou este desafio de reverter os dados apresentados pelo Censo 2010, que apontou 570 mil crianças brasileiras concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever. Este número representa 2,5%, das crianças catarinenses, correspondendo a mais ou menos 20 mil alunos. “O desafio foi grande e o dever foi cumprido. Observamos, pelos depoimentos dos orientadores, alfabetizadores, estudantes e pais, um grande envolvimento”. “Até os alunos dizem: a professora mudou”.

Continuidade do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

20/10/2015 19:08

8040

Na segunda-feira, dia 19, recebemos mais uma cópia de ofício solicitando a continuidade do PNAIC, encaminhada pela Supervisora do Polo 3, Joanildes Felipe. O município de São Lourenço do Oeste emitiu este documento tendo em vista a importância do projeto e tudo o que o PNAIC tem proporcionado aos seus professores; exemplo disto é o envolvimento dos mestres que, após a anuência ao programa, têm efetivamente conseguido fazer a relação entre a teoria e a prática e envolver efetivamente os alunos no processo de alfabetização. Com isto, os professores estão mais comprometidos, os alunos mais motivados e os responsáveis por eles satisfeitos com os resultados. Acrescem que o material destinado ao PNAIC é de ótima qualidade e os professores da Universidade Federal de Santa Catarina têm desenvolvido em todos os polos do estado um ótimo trabalho.

“Somos todos a favor da Educação e o PNAIC trouxe-nos provas que podemos sim, alfabetizar todas as crianças no Ciclo de Alfabetização”.

Anexo o ofício do Município de São Lourenço do Oeste.

Feliz dia do professor

15/10/2015 16:34

dia do professor

 

“Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade: esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, implementado em 2012.” Parabéns aos professores que fazem parte desta história.

Continuidade do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

09/10/2015 08:00

8040Desde que foi lançado, em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem a meta de alfabetizar todas as crianças brasileiras das escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental.

Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, em termos de abrangência, o pacto pode ser considerado um sucesso: 5.494 municípios responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental e, portanto, pelo ciclo de alfabetização aderiram. O número equivale a 99% do território brasileiro. Ao todo, cerca de 311 mil professores alfabetizadores já passaram pelos ciclos de formação entre 2013, 2014 e 2015.

Formadores do Pnaic afirmam em todos os seus depoimentos sentir os efeitos do pacto. Um dos relatos é de uma orientadora: “Na medida que o PNAIC entrou, ele desestabilizou, ele fez a gente ver, trabalhar com outras áreas do conhecimento que não estavam sendo tão exploradas (…) isto eu vejo que mexeu muito com os professores na nossa cidade”, elogia Inês Rossete Barão, orientadora de estudos do munícipio Capinzal.

“De acordo com as secretarias de Educação, o envolvimento coletivo criado pelo PNAIC foi percebido imediatamente na elaboração dos planejamentos pelos professores. Também a ideia do ciclo foi ressignificada e os professores do 1º, 2º e 3º ano estão se constituindo como grupos nas escolas, integrando os planejamentos e criando continuidade para os conhecimentos”. Dentro destes parâmetros apoiamos a continuidade do programa tendo em vista que o mesmo contribuiu e muito, tanto com o corpo docente dos educadores, envolvendo todo o estado com troca de experiências quanto aos alunos, que estão, desde a entrada do PNAIC lendo por prazer e isto foi tornando-se um momento divertido e lúdico comprovando a qualidade do ensino e aprendizagem que o PACTO trouxe.

A Prefeita Rosimar Maldaner apoiada pela secretária de educação Roseméri Rodrigues da Silva do município de Maravilha de Santa Catarina vai além e executa um oficio solicitando a permanência do pacto. Um dos trechos da carta: “O PNAIC é um programa recente e este tipo de proposta necessita de mais tempo e continuidade para poder produzir as transformações esperadas por este. Qualquer interrupção pode colocar em questão o potencial adquirido e os investimentos já realizados”.

Somos todos a favor da Educação e o PNAIC trouxe-nos provas que podemos sim, alfabetizar todas as crianças no Ciclo de Alfabetização.

Anexo a carta do Município de Maravilha.

Evento PNE

30/09/2015 16:37

a0b50bc559ab38b6f7c453a3d82ad90c

Entenda o PNE

Em vigor até 2024, o PNE irá orientar todas as ações na área educacional no país, exigindo que cada estado, o Distrito Federal e cada município tenham também um plano de educação elaborado em consonância com a diretriz nacional. A responsabilidade é compartilhada, com atribuições diferenciadas, e o PNE ultrapassa diferentes gestões de governo, superando a descontinuidade das políticas públicas a cada mudança de condução político-partidária.

 

 

Serviço
O quê: Seminário de Educação Região Sul.
Quando: 5 de outubro, às 8h30.
Onde: auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa.
Quanto: gratuito.
Realização: Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE
Apoio: UFFS, UFSC, Sistema Acafe, IFSC, IFC, Sinte, Conselho Estadual De Educação de SC, Secretaria de Estado da Educação, Undime/SC, Undime/RS, Comissão de Educação da Alesc, Alesc, UDESC, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Escola do Legislativo de SC e governo do estado do Rio Grande do Sul.

 

Carta Aberta em defesa do PNAIC.

23/09/2015 01:56

20130308_pnaic4 (4)

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O Fórum das universidades públicas participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa vem, por meio desta, defender o PNAIC e prestar esclarecimentos acerca de seu funcionamento e avaliação, em resposta a críticas que vêm sendo externadas por alguns setores da sociedade. CLIQUE AQUI PARA LER A CARTA COMPLETA

 

Reinício da Formação Continuada de Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC

24/08/2015 17:51

10983183_1073766262650067_2645746704104901775_n

O seminário inicial de formação continuada de professores alfabetizadores será realizado de 24 a 26 de agosto nos cinco polos atendidos pelo PNAIC-UFSC, em Santa Catarina: Treze Tílias, Fraiburgo, Laguna, Balneário Camboriú e Itapema. Nesses polos são atendidos os 456 orientadores dos 293 municípios participantes do programa. Na UFSC o seminário é coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa do Centro de Estudos da Educação (CED). A UFSC certificará os Orientadores de Estudos que participarem das 100 horas de formação e os Alfabetizadores, das 80 horas, com o certificado de aperfeiçoamento.

Informações:  3721-4491 e na FAN PAGE

O PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.É formado por um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.

Em 2013,a formação teve por foco a alfabetização em língua portuguesa, em 2014, o ensino da matemática e neste ano de 2015, serão acrescidos os demais componentes  curriculares, na perspectiva do letramento e da interdisciplinaridade. Os efeitos positivos do PNAIC já se fazem sentir e são comprovados pelos cerca de sete mil alfabetizadores que participam do Programa. O PNAIC tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva dos professores sobre o tempo e o espaço escolares. Em Santa Catarina desenvolve-se em parceria da UFSC com as Secretarias de Educação do Estado e dos 293 municípios participantes.

A Carta Fundamental “Alfabetização 
com os números”

01/08/2014 20:30

Antonio - Bigode

O Professor e coordenador do PNAIC, Everaldo Silveira, nos indicou o artigo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na revista Carta Fundamental publicado por Antonio José Lopes, um dos maiores e melhores autores de livros didáticos desse país, inclusive faz parte da criação dos cadernos do Pacto, O Bigode. Abaixo colocamos um excerto do artigo:

O ano de 2014 vai ficar marcado na comunidade de educadores de todo o País como o ano de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Pnaic, um programa federal de alfabetização matemática. Muitos podem estar se perguntando o que alfabetização tem a ver com matemática. Essa questão vem sendo discutida pela comunidade de educadores matemáticos há pelo menos três décadas e é consensual entre especialistas que a matemática seja importante instrumento de leitura e intervenção no mundo em que vivemos. Na sociedade atual, ler e escrever com compreensão inclui ler o mundo com lentes matemáticas…”

A publicação completado artigo pode ser conferida clicando lo link abaixo:

http://www.cartafundamental.com.br/single/show/246/alfabetizacao-com-os-numeros